Qual a diferença entre ovos brancos e marrons? - Blog F15D

Qual a diferença entre ovos brancos e marrons?

Qual a diferença entre ovos brancos e marrons?

Você prefere ovos brancos ou marrons? Qual a sua preferência?


Qual a diferença entre ovos brancos e marrons


 


As vezes a nossa escolha tenha sido herdada do hábito da nossa família, mas nunca procuramos saber qual a real diferença entre ovos brancos e marrons.


Entre outras coisas, você já ouviu falar que o preço é maior, que um é mais saudável que o outro, mas você conhece a razão dessas diferenças?


A primeira diferença está na galinha.


Qual a diferença entre ovos brancos e marrons


As galinhas de penas brancas, geralmente criadas em aviários, em grandes quantidades, em escala industrial, os ovos são brancos. Elas são chamadas de galinhas de granja.


Por conseguinte, as galinhas de penas de quaisquer outras colorações que não a branca de maneira predominantemente, produzem ovos marrons.


Às vezes, as mesmas produzem ovos também na cor marrom, salpicados com pontos pretos.


Os ovos marrons são melhores do que os ovos brancos?


Qual a diferença entre ovos brancos e marrons?


A cor do ovo não estabelece um critério de qualidade. Sem falar que não há nenhuma diferença perceptível por conta da diferença de cor.


Normalmente os ovos marrons são mais caros que os brancos, mas isso não quer dizer que o ovo branco é melhor que o ovo marrons e vice-versa.


Os ovos marrons tem a casca mais dura que a dos ovos brancos?


Qual a diferença entre ovos brancos e marrons


A casca, tanto do ovo branco como do ovo marrom, tem a mesma espessura.


No entanto, se você observou alguma diferença entre ambas, isso tem relação direta com a idade da galinha que o produziu.


Normalmente as galinhas mais novas produzem ovos com cascas mais duras que as galinhas mais envelhecidas.


Portanto não tem relação com a cor da sua casca, muito menos com a cor das penas das galinhas.


Por que os ovos marrons são normalmente mais caros?


Qual a diferença entre ovos brancos e marrons


Essa questão envolve aspectos muito complexos, mas, em linhas gerais, a principal razão dessa diferença está relacionada ao custo para manter uma galinha de penas marrons ser muito maior que o da galinha de penas brancas.


Como as galinhas de penas brancas, também chamadas de galinhas de granja, para ser viável comercialmente, exige uma produção em escala, ou seja em grande quantidade, para que os custos sejam os menores possíveis.


Com isso, lançam mão de recursos como hormônios, rações especiais e uma infraestrutura industrial, o que resulta em preços mais acessíveis, refletindo diretamente no preço dos ovos que elas produzem.


Ao contrário da galinhas de penas brancas, as de penas marrons são criadas de maneira menos industrial e em menor escala, implicando em um maior custo, que por consequência produzem ovos mais caros.


As Caipiras tem o seu lugar.


Qual a diferença entre ovos brancos e marrons


Há aqui uma necessidade de observar que as galinhas criadas de maneira doméstica, as legítimas caipiras, geralmente produzem ovos marrons e com a gema com um amarelo muito mais intenso que as demais galinhas criadas em grandes quantidades.


E o que é melhor, são mais gostosos. Esses quando são disponibilizados em supermercados, o que é raro, tem um preço muito elevado, em relação aos demais.


Marrom ou braco, quem não aprecia um ovinho no café da manhã?


Qual a diferença entre ovos brancos e marrons


No final das contas, independentemente da cor, o ovo de galinha sempre terá seu lugar cativo nas dietas de todas a mesas, mundo a fora. Sozinho ou acompanhado, ele sempre é presença certa nas refeições.


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE